Buscar
  • Luciana Campos Nishimura

Roda da Vida

Atualizado: Abr 29

A Roda da Vida é uma das ferramentas mais utilizadas nos processos de Coaching. Tem como objetivo medir o nível de satisfação geral em relação a sua vida e descobrir quais áreas estão sendo negligenciadas, ajudando a encontrar um equilíbrio entre todas.

Na correria do dia a dia de trabalho, muitas vezes, deixamos de lado muitos aspectos importantes de nossa vida. Família, saúde, finanças, relacionamentos afetivos e bem-estar, por exemplo.

Quando não estamos bem em qualquer setor da nossa vida, consequentemente, os demais acabam sendo impactados negativamente também. Com isso, estes desequilíbrios acabam limitando diretamente o nosso crescimento profissional, pessoal e até mesmo emocional.

Precisamos aprender gerenciar melhor todas essas dimensões para que sua carreira seja sempre sustentável, crescente e expansiva.



Vamos analisar isoladamente cada ponto:


Pessoal:


Saúde Reserve um tempo para cuidar da sua saúde, com a prática de atividades físicas, alimentação e a realização de exames médicos periódicos como atitude preventiva, também entra nesta fatia.


Desenvolvimento intelectual Reserve um tempo para estudar. Qual o seu investimento atual em seu desenvolvimento intelectual, sua abertura a novos aprendizados, experiências, estudos e conhecimentos ?

Seja para o crescimento profissional eu para o amadurecimento pessoal, investir neste quesito é essencial, do contrário você se tornará ultrapassado para o mercado de trabalho.


Equilíbrio Emocional mede a sua capacidade de gerenciar as emoções desagradáveis. Isto está diretamente relacionado com o seu autoconhecimento. Ela mede também seu bem estar geral, porque ele é consequência da forma com que você lida com conflitos, inseguranças e desafios da vida diária.


Profissional:


Recursos Financeiros Você precisa ser capaz de gerenciar bem o seu dinheiro, ou seja, gastar menos do que ganha, do contrário o dinheiro se tornará um problema na sua vida e você viverá apenas para pagar contas e saldar dívidas.

Essa fatia revela como seus recursos financeiros têm contribuído para uma vida mais plena e no alcance dos seus objetivos e metas.


Trabalho e Carreira Qual é o seu nível de satisfação com o seu trabalho atual? E a direção que tem tomado a sua carreira ?

Seu trabalho e carreira precisam estar conectados com seus valores essenciais. Sendo assim, nos tornamos protagonistas e responsáveis por nossa própria trajetória profissional, com propósito e significado.


Contribuição Social Tem por objetivo avaliar o quanto o seu trabalho contribui para a sociedade, tudo que você faz ou deixa de fazer afeta a vida das pessoas a sua volta.

Pense em todos os envolvidos, desde os fornecedores até o cliente final.

Trabalhos voluntários também é uma forma de contribuir para a criação de um mundo melhor, muitas vezes subestimamos o poder das pequenas ações e deixamos de colaborar porque acreditamos que é “pouco”. Mas tudo que você fizer com amor, sempre trará bons resultados na vida de alguém.


Relacionamentos


Família Esta que é a nossa base, nossa origem, que explica muito quem somos e porque somos e nossos valores e crenças. Direta ou indiretamente, a família sempre tem um peso muito grande em nossa formação como pessoas, profissionais, cidadãos e seres humanos. Somos o reflexo de todos aqueles que vieram antes de nós e vivemos o seu legado todos os dias. Assim também será com os nossos filhos, pois são eles que formarão às próximas gerações.

Quando vivemos harmoniosamente com nossa família nos tornamos mais confiantes para enfrentar problemas, pois sabemos que podemos contar com seu apoio incondicional. Por outro lado, quando vivemos num ambiente conflitante, tudo ao nosso redor fica prejudicado.


Relacionamentos Amorosos A forma como nosso lidamos de forma afetiva com o outro e consigo mesmo.

Demonstra o seu nível de autoconfiança e amor próprio.


Vida Social Precisamos nos sentir parte do mundo, amigos para compartilhar nossa vida, essa fatia mede se você consegue conviver de forma harmoniosa em diferentes contextos. A medida de satisfação varia de pessoa para pessoa, dependendo da sua personalidade.


Qualidade de vida


Espiritualidade independente da sua religião ou mesmo se você não tiver uma, espiritualidade é como nos conectamos com as possibilidades infinitas do universo. Não temos controle absoluto sobre nada, mas podemos escolher ser positivos e acreditar que tudo vai dar certo.


Lazer Esse momento de relaxar é muito importante para renovar as energias, lazer é algo diferente de pessoa para pessoa. Exemplos: Cinema, esportes, viajar, dançar, shows, etc…


Plenitude e Felicidade

Esta fatia tem por função dimensionar o seu nível geral de felicidade e plenitude perante a vida, como um todo. O quanto você se sente feliz e realizado?

Como, na maioria das vezes, nós acabamos por levar a vida no piloto automático, é comum que não façamos esta pergunta.


Eu te convido a fazer uma reflexão profunda de quanto tempo você gasta com cada uma das dimensões e quanto tempo você deveria gastar, para que sua vida seja feliz e sustentável.

A ideia é que,você faça uma Roda da vida, indicando graficamente com notas de zero a dez, para cada uma das fatias. Use cores diferentes para cada uma delas, assim você ganha um aspecto lúdico.

Fonte https://www.todacarreira.com/roda-da-vida-ajudar-carreira/

0 visualização
Métodos de Pagamento