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  • Luciana Campos Nishimura

Musculação depois dos 40 anos

Atualizado: Mar 7

Treinar depois dos 40 exige muita dedicação e alguns cuidados especiais.

Achar que academia é só pra jovens é coisa do passado. Hoje muitas pessoas na faixa dos 40 ou 50 anos que deixa a molecada pra trás na academia e nos resultados.

Treinar depois dos 40 anos exige dedicação e cuidados para evitar lesões, mas isso quer dizer que você não irá construir músculos.

Sendo sedentário, ou não, o que importa é que você vai melhorar sua qualidade de vida, a partir do momento que começar a treinar com regularidade, e isso vai melhorar sua saúde e seu shape.

Então, antes de dizer que está ‘muito velho’ pra puxar ferro, aprenda que com dedicação e constância você pode sim chegar à terceira idade com corpo incrível.

1- Nunca pule o aquecimento, ele irá evitar lesões, faça uns 10 min de esteira e aqueça no próprio exercício, por exemplo, se você for treinar ombro faça a primeira série com carga baixa até a falha para aquecer o músculo.

O aquecimento proporciona o aumento de fluxo de sangue para os músculos, aquecendo seu corpo para que ele fique pronto para prática de exercícios mais pesados.

2- Cuidado com as articulações

Dores nas articulações e lesões podem dificultar muito todo o seu trabalho em construir músculos.

Os exercícios básicos são os que dão resultados, o que muda são as variações e as estratégias, manipulando as variáveis intervalos, repetições, carga, cadência, amplitude, mudando ângulos, posições, métodos de treino..

O básico sempre funciona, por isso treine com acompanhamento de um profissional capacitado, seja um Personal trainer ou um educador físico,

Lembre-se antes de aumentar carga você precisa aprender a execução correta.

Converse com seu treinador e saiba qual o treino específico para o seu objetivo.

3- Descanse

O descanso periodizado pode oferecer não somente o desenvolvimento muscular mas, também, a prevenção de lesões.

4- Seja fiel a sua rotina de treinos

Ter uma rotina de treinos é o ideal para atingir qualquer objetivo.

Lembrando que depois dos 40 anos, o metabolismo é mais lento e você precisa ter muita disciplina para não furar a rotina de treinos.

Pelo mesmo motivo precisamos de uma dieta balanceada, que deve ser prescrita por um nutricionista.

Brasileiro tem mania de copiar treino e dieta, não façam isso, procure um educador físico e um nutricionista para montar a sua estratégia, não economize com a sua saúde, você pode se lesionar e vai gastar muito mais para cuidar das lesões.


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